Tanaceto tem sido usado desde a Idade Média como remédio para várias condições, desde febre até reumatismo
Cientistas da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, descobriram que a planta conhecida como tanaceto pode ser nova arma para o tratamento contra herpes.
A planta Tanacetum vulgare, encontrada em toda a Europa continental e Ásia, tem sido usada, desde a Idade Média, como remédio para várias condições desde febre até reumatismo. No entanto, seu suposto benefício médico sempre foi questionado.
"Nossa pesquisa centrou-se nas propriedades anti-virais da planta, especialmente o tratamento potencial que pode representar para o herpes", disse o autor Francisco Parra. "Atualmente, não existe uma vacina eficaz para os vírus HSV-1 ou HSV-2 da doença, que pode causar infecções a longo prazo."
Através de um estudo da atividade anti-herpética os pesquisadores revelaram quais elementos da planta são responsáveis pela ação antiviral.
"Nosso estudo revelou que o partenolídeo não é um dos principais princípios anti HSV-1 do tanaceto, como tem sido sugerido. No entanto, descobrimos que a planta contém agentes antivirais conhecidos, incluindo o ácido 3,5-dicafeoilquínicos (3,5-DCQA), bem como axillarin, o que contribui para seu efeito anti-herpético", disse Parra. "Isso mostra que várias propriedades da planta são responsáveis pela suposta atividade antiviral do tanaceto."
O estudo conjunto entre as Universidades de Greenwich e Oviedo utilizou um modelo para analisar as propriedades anti-HSV em ambos os extratos das partes aéreas e das raízes do tanaceto, assim como alguns compostos purificados.
"Embora o alvo molecular preciso a ser extraído do tanaceto ainda dependa de mais investigação, este estudo revela o potencial claro da planta para tratar as lesões dermatológicas causadas por HSV", concluiu Parra. "Isso mostra que estudos farmacológicos e fitoquímicos como este podem desempenhar um papel fundamental na modernização da medicina alternativa tradicional europeia."
Fonte de informação: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/15401/ciencia-e-tecnologia/planta-medicinal-apresenta-eficacia-no-tratamento-contra-herpes
0 comentários:
Postar um comentário